Eu sempre quis ter um HAMSTER, porém como expliquei em um post anteriormente (AQUI), eu tenho diversos GATOS (além da minha avó que é nossa vizinha também ter) e ter um bichinho deste sempre esteve fora de cogitação, mas pra quem pode, e principalmente pra quem tem uma casa pequena, um deste peludinhos pode ser uma boa opção.
- PORQUINHO DA ÍNDIA
Apesar do nome, o porquinho da índia não é um suíno e muito menos indiano, o nome originou-se das chamadas “Índias Ocidentais” (atual continente americano), onde povos andinos os criavam para deles se alimentarem (atualmente em alguns paises, ainda existe a tradição de alimentá-los, sendo um prato típico e apreciado na culinária).
Os europeus os conhecem desde o Século XVI, quando atingiram os domínios do Império Inca, sendo dominado por estes como “Cuy” por causa dos gritos curtos que emitiam (criados para o consumo, sendo parte da alimentação). Quando chegaram à Europa, este peludinhos tornara-se moda, e se espalharam por toda a região como animais de estimação.
Os porquinhos da índia vivem de quatro a oito anos e podem se reproduzir ao longo de todo o ano gerando dois a seis filhotes por ninhada, o período de gestação é de 59 a 72 dias.
São dóceis e raramente mordem, a menos que se sintam ameaçados ou perturbados, sendo alimentados com ração de coelho ou própria para o animal, feno ou capim, legumes (alface em poucas quantidades) e frutas frescas. IMPORTANTE: A ração não deve ser à base da alimentação dos pequenos.
QUER SABER MAIS? Acesse PORQUINHO DA ÍNDIA.
- HAMSTER
Possuem grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, causando a necessidade de estar sempre roendo, a palavra inglesa “HAMSTER” tem sua origem na palavra alemã “HAMSTERN” que significa acumular ou armazenar, com referencia as suas bochechas, com capacidade para guardar comida. O tempo de vida é na media de dois anos, podendo viver até três ou quatro anos dependendo da espécie.
Os pequeninos são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados durante a noite quando está mais frio, eles enxergam muito mal, mas tem o olfato apurado e uma excelente audição. O HAMSTER é um dos animais mais populares de estimação em diversos paises por ser dócil e carinhos, sendo a principais espécies para domesticação os “anão-russo” (corpo peludo e pelagem de listras prestas e brancas) e o “sírio” (tem o corpo alongado e a pelagem de cores variadas: branco, preto ou amarelo).
Apesar de ter características individualistas, poder ser condicionado a aprender alguns truques, utilizando á técnica de oferecer recompensas, são animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos e nem vacinas (não transmitem doenças a não ser que tenha tido contato ou que tenha passado por um ambiente contaminado).
QUER SABER MAIS? Acesse HAMSTER BRASIL.
- CHINCHILA
É oriundo dos Andes da América do Sul, a sua pelagem é cerca de trinta vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, impedindo que estes animais sejam infectados por pulgas, não podendo ser molhado. São animaizinhos muito ativos e precisam fazer exercícios regularmente, também gostam de explorar, observar ruídos e ouvir sons, deve ser solto em casa ou num sitio fechado, sendo muito sociáveis e por isto não se deve ter uma vida solitária.
As CHINCHILAS foram descobertas no Século XVI e logo caçadas por causa de sua pele, sendo que no inicio do Século XX já eram bastante raras, em 1923 o biólogo Mathias Chapman trouxe os últimos animaizinhos para os Estados Unidos salvando – os da extinção.
Sua alimentação deve ser bastante equilibrada e comer uma ração própria para o bichinho, podendo também se alimentar de muitas sementes de girassol, alface ou feno da montanha.
QUER SABER MAIS? Acesse TOCA DA CHINCHILA


