Para quem neste Domingo ainda não tem nada marcado na agenda, que tal uma sessão pipoca, para se debulhar em lágrimas e se emocionar, trago três dos filmes que mais gosto que se encaixam nesta categoria, e que tenho certeza, que quem não conhece vai adorar, e para quem já conhece que tal assistir de novo, todos tem em seu enredo uma belíssima moral de vida e que toca qualquer coração.
Uma Prova de Amor
É um drama norte-americano dirigido por Nick Cassavetes, lançado em 2009, baseado no romance de mesmo nome de Jodi Picoult (Acabei de saber que o filme é uma adaptação de livro) e uma série de televisão baseado no filme irá ao ar em 2015.
SINOPSE: Concebida por meio de fertilização in vitro, Anna (Abigail Breslin) foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para sua irmã mais velha, Kate (Sofia Vassilieva), que sofre de Leucemia Promielocíta aguda. Quando Kate completa 15 anos, ela passa a sofrer de insuficiência renal. Anna, terá que doar um rim á sua irmã, mesmo sabendo que terá uma vida limitada, no entanto para que isso não aconteça, Anna processa os pais para obter emancipação médica e os direitos sobre seu próprio corpo.
SPOILLER
(...)
(...)
Uma diferença plausível (repito ainda não conhecia o livro, mas quando eu pesquisei acabei descobrindo como o final do livro é completamente diferente da adaptação). No romance, Anna morre após ter uma morte cerebral causada por um acidente de carro, o seus órgãos utilizáveis são recuperados com a permissão de Campbell, incluindo o rim de que tanto sua irmã Kate necessitava, que acaba entrando em remissão.
OPINIÃO: Quando descobri este final, fiquei um tanto triste e surpresa, porque eu adoro o filme do jeito que ele é, porém, para adaptação há meu ver, um outro final também poderia ser incluído, se no livro Anna acaba morrendo, e sua irmã Kate sobrevivendo e no filme é ao contrario, a irmã que tem leucemia acaba vindo a falecer, então porque as duas não poderia ter sobrevivido, se eu entendi o que fez Kate sobreviver no livro foi o rim de sua irmã que por acidente acabou falecendo, mas então porque ela não poderia ter doado o rim para irmã normalmente e as duas ficariam bem. Deu para entender? Porque até eu fiquei confusa!
Um Olhar do Paraíso
Um drama sobrenatural dirigido por Peter Jackson, sendo este uma adaptação do premiado best-seller de romance de Alice Sebold intitulado aqui no Brasil como Vida Interrompida (também não sabia da existência de um livro, mas acredite este em especial já está na minha lista de TENHO MUITO QUE COMPRA/LER).
SINOPSE: 6 de Dezembro de 1973. Norristown, Pensilvânia, subúrbio da Filadélfia. Susie Salmon (Saiorse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro, por ele construído. Lá dentro, Susie é assassinada. Os seus pais Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar que sua filha esteja morta, mas provas são encontradas juntamente com os destroços do local e uma quantidade significativa de sangue. Em meio as investigações, a policia não coloca George entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver) á irmã de Susie, passam a desconfiar de seu vizinho.
A Partida
É um filme japonês lançado em 2008 e dirigido por Yojiro Takita, sendo vencedor do prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009.
SINOPSE: Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um jovem recém-casado que se encontra sem emprego após o dissolvimento súbito da orquestra na qual tocava. O casal resolve voltar á cidade natal de Daigo, para que possam reiniciar suas vidas. No entanto, o trabalho que Daigo encontra em sua cidade é como “nokanshi”, uma pessoa que prepara os mortos para o velório e cremação. Neste encontro com a morte, Daigo descobrirá o sentindo em sua vida.


