Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de Tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de Tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio.
Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu. Coração de Tinta é um livro de Cornelia Funke, autora de diversos infanto-juvenis de sucesso, entre eles o aclamado O senhor dos ladrões (2004), também publicado pela Cia. das Letras, que vendeu meio milhão de cópias na Alemanha e outro meio milhão no resto do mundo, além de receber seis importantes prêmios da literatura infanto-juvenil nos Estados Unidos e na Europa.
OPINIÃO: Mo é um encadernador de livros que tem o dom de trazer os personagens a vida, apenas lendo em voz alta. Coração de Tinta acaba se tornando especial para essa pequena família, a partir do momento que em troca dos personagens que embarcaram no mundo real, sua esposa é levada para dentro do livro, agora fazendo parte da história. Anos se passaram após esse fatídico episódio, e lembranças acabam surgindo em sua porta para atormentá-los mais uma vez, Dedo Empoeirado um dos personagens traz um aviso que Mo não pode ignorar, o vilão Capricórnio está em busca de todas as possíveis edições do livro Coração de Tinta existentes.
