Diário de viagem e ou passeios: todos os lugares que já tive o prazer de conhecer.
Adaptações dos Livros de Jane Austen para as Telinhas
15 de setembro de 2015
Acabei me entregando aos romances de Jane Austen, mesmo não sendo fã do gênero, sim quando se fala em filmes eu sou daquela que prefere aventura, ficção científica ou terror/suspense, diferentes dos livros no qual não tem preferência, principalmente se for bem recomendado ou se à sinopse me agradar.
Quero esclarecer que ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Jane, optei por assistir aos filmes, porque foram bem recomendados, mais já comprei um box e estou esperando sobrar um tempo entre o trabalho e a faculdade para consegui colocar a leitura em dia, com relação aos filmes me encantei pelo enredo, cenário, figurino, o ambiente em si é de uma leveza que não tem como não se apaixonar.
E sim, a adaptação mais recomendada é com certeza Orgulho e Preconceito que está no topo da lista de muitos leitores quando se trata da escritora Jane Austen e foi através desse filme que minha curiosidade por essa escritora aumento, quer saber mais quais os filmes que já conferi também? Continue lendo:
Orgulho e Preconceito
Sinopse: Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
Opinião: Orgulho e Preconceito é um filme britânico, lançado em 2005, de gênero drama, dirigido por Joe Wright, com roteiro baseado no livro de mesmo nome de Jane Austen que foi indicado em quatro categorias no Oscar. O enredo acompanha a história de cinco irmãs de uma família inglesa de aristocratas rurais lidando com questões de casamento, moralidade e preconceito. O romance entre os protagonistas é o ponto forte da história e seu desenrolar se prolonga ao longo do filme, nos deparamos com problemas de uma cultura de 1797, onde uma família com mulheres e sem herdeiros se vê a mercê de que sem seus pais, não possam ter uma estabilidade financeira para se manter (já que a herança só passa de pais para filhos homens), o filme é um encanto, não tem como não gostar de Sr. Darcy (agora entendo porque há tantas leitoras apaixonadas por esse personagem).
Razão e Sensibilidade
Sinopse: Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.
Opinião: Razão e Sensibilidade é uma adaptação do romance homônimo de Jane Austen, lançado em 1995, do gênero comédia romântica, dirigido por Ang Lee e com roteiro da atriz Emma Thompson. Com a mesma abordagem da adaptação de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade traz em sua história, uma família que com a morte do pai, se vê a mercê do meio-irmão mais velho, tendo que se virar sozinhas, a mãe e suas três filhas fazem o que pode para sobreviver com a mísera pensão do rapaz, para uma das irmãs, o romance surge com um hospede, para a outra, o romance vem através de um drama, a história é linda e vale apena ver os atores como Kate Winslet (Titanic), Alan Rickman (Saga Harry Potter) e até mesmo Hugh Laurie (o querido Dr. House) o estrelando.
✿Recadinho
Gente ... Desculpa pela demora da post, tô passando por muita coisa no trabalho com a mudança de chefe, tendo que nos adaptar a novos projetos e reorganizações não está sendo fácil, e acabei viajando o fim de semana (em breve post), e acabei ficando doente também, mas já estou bem melhor agora. Com relação ao post de hoje, queria muito ter feito algo mais completo, assisti outras adaptações dos livros de Jane, como Emma por exemplo, que queria ter citado, mais fica para próxima, mas já assistiram algum desses filmes que citei? Gostaram?