Guia de Planejamento de Viagens
Diário de viagem e ou passeios: todos os lugares que já tive o prazer de conhecer.

Misery de Stephen King

8 de outubro de 2015



Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor que finalmente encontrou sua maior fã. Ela se chama Annie Wilkes, e é mais que uma leitora voraz: é a enfermeira de Paul, pois cuida dos ferimentos que ele sofreu num grave acidente de carro. Mas Annie também é a carcereira de Paul, mantendo-o prisioneiro em sua casa isolada.
Agora Annie quer que Paul escreva sua obra-prima, mas só para ela. Annie tem vários métodos para incentivá-lo. Como uma agulha. Ou um machado. E, se nada funcionar, ela poderá ficar ainda mais perigosa. 

 Título Original: Misery
Autor: Stephen King
Editora: Círculo de Leitores 
Páginas: 326
Gênero: Terror

" Depois de um tempo ele começou a sentir fome e sede, mesmo em meio à dor. No começo o Rei da Dor estava lá na frente e Eu Tô Com Fome estava 200 metros atrás. Sede Pra Burro estava lá no final, na poeira. Então, por volta do nascer do sol do dia em que Annie partira, Eu Tô Com Fome chegou a assustar o Rei da Dor, colando nele." pg. 45

Opinião: Misery é um livro de terror/suspense lançado em português em 1990, narrado por Paul Sheldon um famoso escritor da série de romances Misery, que ao viajar para terminar um novo livro sofre um acidente de carro, onde é resgatado por Annie Wilkes, uma enfermeira que diz ser sua fã número 1. 

O último livro da série Misery é lançado nas livrarias e não agrada nada a Annie, já que a protagonista principal da história acaba tendo um trágico final, e é a partir de então que Paul começa a sofrer diversas torturas físicas e psicológicas, o motivo principal? Annie quer que Paul mude o final do livro anterior, criando um novo enrendo só para ela, a intercalação de ambas as histórias "o novo livro de misery" e a "própria história vivida no dia a dia por Paul" acaba se intercalando. 

E mesmo contra sua própria vontade, Paul acaba escrevendo um novo enredo, onde ele encontra um modo de fugir do mundo real e esquecer o que está passando, se afundando cada vez mais em escrever seu novo livro, mesmo que seja somente para Annie, faz com que ele supere as adversidades e continue lutando por sua vida. 

"Ele ouviu a voz da Rainha de Copas, dando um sermão em Alice: Aqui ontem nós tomamos jeito, e planejamos tomar jeito amanhã, mas hoje nunca tomamos jeito." pg. 117

Acabei descobrindo que existe o filme baseado no livro intitulado Louca Obsessão, lançado em 1990, onde Kathy Bates que interpreta Annie Wilkes ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1991, no entanto, ao meu ver a adaptação deixou a desejar, o filme é bem mais parado que o livro, onde os pontos altos de terror é as torturas físicas descrita por Stephen, até mesmo o final do filme é completamente diferente, Paul aparentemente volta a sua rotina normal, mas no livro Paul sofreu torturas psicológicas que o afetaram de diversas maneiras no final. 

© Guia de Planejamento de Viagens - 2021. Todos os direitos reservados. .
Tecnologia do Blogger.