Diário de viagem e ou passeios: todos os lugares que já tive o prazer de conhecer.
As Vantagens de Ser Invisível
23 de fevereiro de 2016
Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
Título Original:The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas:224
Gênero: Romance
"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
Opinião: O livro é narrado por Charlie através de uma serie de cartas que ele manda para um anônimo, nestas cartas Charlie um adolescente que passa por muitos problemas principalmente depois que seu melhor amigo cometeu suicídio, conta os seus dramas, momentos e as suas paixões. Após um tempo afastado da escola, Charlie retorna ao ensino médio, onde sua maior ambição é se enturmar, acaba conhecendo Patrick um veterano preste a se forma que tem uma meia-irmã chamada Sam por quem Charlie acaba se apaixonando.
Entre livros, boas músicas, relacionamentos, sexos e drogas, Charlie se depara com o crescimento pessoal, as dúvidas que acarreta em tomar certas decisões e como lidar com sua família além de guardar um segredo que pode estar sendo a causa de todos os seus problemas.
Patrick o melhor amigo de Charlie é gay e está apaixonando por um menino popular que o corresponde da mesma maneira, no entanto, eles escondem esse relacionamento da família do mesmo, por medo do que o pai vai pensar, Patrick acaba sofrendo muito e passando por muita coisa por causa disso, mais com o apoio de seus colegas, ele consegue seguir em frente.
Sam, a meia-irmã de Patrick e também veterana, sempre escolhe os piores garotos para namorar, é divertida e simpática, eles participam de um espetáculo da escola intitulado Rocky Horror Picture Show, no qual inclusive Charlie fez uma participação.
"Quando estava indo para casa, só conseguia pensar na palavra "especial". E pensei que a última pessoa que me disse isso foi a tia Helen. Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso."
O enredo trás muitos pontos importantes e a maioria deles é o crescimento e o amadurecimento de um adolescente que passa por muitos problemas com amigos e familiares, mais que está sempre correndo atrás para melhorar e tornar as coisas diferentes, tem como rir e se emocionar ao mesmo tempo, você se pega torcendo pelo personagem e brigando com ele.
A adaptação para as telinhas não deixou a desejar, lançado em 2012 e estrelado por Logan Lerman como Charlie, Emma Watson como Sam e Ezra Miller como Patrick o filme chega a ser fiel em muitos pontos e tão surpreendente quanto o livro.