Guia de Planejamento de Viagens
Diário de viagem e ou passeios: todos os lugares que já tive o prazer de conhecer.

Benefícios para a Saúde: Comendo Chocolate Amargo

24 de março de 2016



Se você é certamente um amante de chocolate, então você vai ficar feliz em saber que os benefícios para a saúde do chocolate escuro são muitos e que vai poder comer chocolate na Páscoa sem medos. O puro chocolate vem da planta do cacau e tem muitas das vantagens de outros vegetais, uma contagem elevada de antioxidantes e flavonoides.

Um doce que traz benefícios
A maioria dos benefícios do chocolate vem do seu alto teor de flavonoides, que são antioxidantes que ajudam o corpo a combater os radicais livres e os danos celulares.
Mas nem todos os tipos de chocolate oferecem o mesmo nível de benefícios da saúde. Os que são mais processados ​​, tendem a ter seus conteúdos de flavonoides menores. Como resultado, o chocolate escuro com alto teor de cacau (pelo menos 70 por cento) é o caminho a percorrer para obter o máximo de benefícios à saúde.

 Ajuda na saúde do coração
O chocolate escuro é realmente muito bom para o seu coração, o teor de flavonoides presentes no chocolate escuro é a razão por ser tão benéfico para o sistema cardiovascular. Além disso, flavonol, o principal tipo de flavonoide encontrado no chocolate escuro, tem um efeito especialmente positivo na saúde vascular.

Ajuda a sensibilidade à insulina e pressão arterial
Um estudo concluiu que o chocolate escuro reduz a pressão arterial e ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em pessoas saudáveis. De acordo com eles, acredita-se que os benefícios são dados devido ao teor de flavonoides do chocolate escuro e seu efeito sobre a biodisponibilidade de ácido nítrico e sua influência sobre a insulina estimulou a captação de glicose e tônus ​​vascular.

Melhora o humor
Há uma boa razão para você comer chocolate quando você se sentir estressado.
CNN Saúde relata que comer chocolate faz com que o cérebro libere substâncias químicas chamadas endorfinas (Que fazem você se sentir bem).
Comer chocolate também libera serotonina, um neurotransmissor no cérebro que ajuda a produzir sentimentos felizes. Muitas pessoas também estão convencidas de que o chocolate escuro é um dos melhores afrodisíacos disponíveis; no entanto, a investigação é muito limitada e não conclusiva.

Boa fonte de minerais
O chocolate escuro é repleto de minerais benéficos. O chocolate escuro, que é composto por 70-85% de sólidos de cacau, é uma grande fonte de cobre, manganês, potássio e ferro.

Contém teobromina
A teobromina é a substância química responsável pela atividade estimulante do chocolate escuro, Teobromina estimula o coração, relaxa a musculatura lisa e dilata os vasos sanguíneos. É também um diurético.
Além disso, estudos mostraram que mulheres que ingeriram mais teobromina em seu sangue, tiveram o cordão umbilical menos propenso a desenvolver pré-eclâmpsia, uma condição perigosa e até fatal que provoca pressão alta e retenção de líquidos.

Boa fonte de fibra
28,349 gramas de chocolate escuro (70-85% de teor de cacau) oferece três gramas de fibra.
Se você é como a maioria das pessoas, você luta para obter fibra suficiente em sua dieta, comer pequenas quantidades de chocolate escuro pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo na ingestão de fibras.

Protetor solar natural
Pesquisadores determinaram resultados preliminares que o chocolate escuro combate o câncer de pele. Acredita-se que os flavonoides encontrados no chocolate ajudam na absorção de raios ultravioletas que podem facilmente queimar a pele exposta e contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele.

Gordura Boa
Como todos os chocolates, chocolate escuro tem um alto teor de gordura. No entanto, a maioria dos tipos de gordura no chocolate escuro é saudável para você.
O chocolate escuro é composto de três gorduras: ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico.
Ácido oleico: O chocolate escuro contém um terço do ácido oleico, e esta é uma gordura monoinsaturada saudável. É o mesmo tipo de gordura que é encontrada no azeite de oliva.
Ácido esteárico: O chocolate escuro tem também um terço de ácido esteárico. Esta é uma gordura saturada, mas tem um efeito neutro sobre o colesterol e não aumenta o risco de doença cardíaca.
Ácido palmítico: embora seja uma gordura saturada, não parece aumentar o colesterol quando consumido na forma de chocolate.

A moderação é fundamental
Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, o chocolate escuro ainda é rico em gordura e calorias. Se você comer muito deles, os efeitos poderiam ser negativos em vez de positivos ou seja para aproveitar os benefícios o ideal seria ingerir não mais que 6,7 gramas de chocolate amargo por dia. Isso funciona se comer cerca de um pequeno quadrado aproximadamente três vezes por semana.


Como vimos o chocolate tem vários benefícios e inclui-lo na dieta é uma forma sábia principalmente se você gosta muito dessa guloseima e sofre com a falta dela.
O melhor método para ter o peso ideal em qualquer época é não se privar das coisas que você gosta e sim comer com sabedoria controlando a quantidade e a ansiedade.
Se você tem muita ansiedade por doce, coma sempre uma fruta 10 min antes de ir para uma sobremesa seja de chocolate ou não, dessa forma você terá mais controle e sucesso na dieta.
O chocolate não é engordativo se você usar de maneira correta. Você pode consumir até 25 gramas por dia, acima de 75% de cacau, sempre de cor mais escuro e meio amargo.
Lembre-se de combina-lo com frutas, iogurte, utiliza-lo em pó adicionando ao leite de manhã ou comer uma pequena barra de 25 gramas após o almoço, essas são as melhores opções para consumir o chocolate.

Dessa forma ele traz mais benefícios à saúde e vai ajudar você a emagrecer por varias razões como: diminui a saciedade por doces, diminui a fome, acelera o metabolismo e outros.
No blog de emagrecimento você encontra dietas para emagrecer, receitas e dicas para manter o peso. Além do chocolate existem outros alimentos que promovem o alivio do estresse e ansiedade. Assista o vídeo e conheça os melhores alimentos para aliviar esses e outros sintomas: 


* Conteúdo criado por Rosi Feliciano
© Guia de Planejamento de Viagens - 2021. Todos os direitos reservados. .
Tecnologia do Blogger.