Guia de Planejamento de Viagens
Diário de viagem e ou passeios: todos os lugares que já tive o prazer de conhecer.

Organizando a Minha Vida Financeira

28 de março de 2018



Estou passando por grandes mudanças e uma delas é sobre a minha vida financeira, não estava satisfeita comigo mesmo e com o rumo que eu estava dando ao meu dinheiro e resolvi colocar um ponto final na situação. Desde que comecei a trabalhar a quase dois anos atrás, me tornei uma pessoa independente (pago o meu próprio aluguel, minha passagem, faço as minhas próprias compras e assim por diante) sem depender de terceiros para isso, no entanto os meus gastos com coisas desnecessárias aumentaram nestes últimos meses e passei novamente a depender dos meus pais para ajudar a manter no mínimo minhas contas em dia, mas sabe quando você quer sair com os amigos, ou comprar alguma guloseima que você está morrendo de vontade de comer? Pois é, estou totalmente "dura" e passar vontade já esta virando rotina, foi então que percebi que mudanças seriam necessárias e através de muitas pesquisas de onde e como começar, criei uma base para me organizar financeiramente e resolvi dividir esse processo com vocês.



Foi através dessas pesquisas que conheci o site Minhas Economias, e um dos post que encontrei por lá e que me incentivou a dar continuidade nesse meu projeto é Educação Financeira, parece algo tão simples economizar, que ao meu ver no inicio achei que não teria tantos problemas, mais conforme os dias foi se passando eu percebi que era algo que eu tinha que trabalhar não somente no bolso, mais para fazer funcionar eu teria que trabalhar também na mente. 

"A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos." 
- Minhas Economias

O tema retratado é dividido em etapas e exemplifica de uma forma cabível como podemos colocar em prática as dicas atribuídas. Começamos então a estabelecer objetivos, ou seja, se estamos querendo economizar para comprar um apartamento ou um carro, isso de alguma maneira incentiva e se torna um objetivo, fazendo você querer economizar, o mesmo se dá com uma viajem, aquela roupa ou uma reforma em casa, faculdade ou um cursinho de línguas (objetivos é que não falta e chances para alcança-los também não). 

"Para começar de uma maneira simples, estabeleça ao menos UM objetivo com relação ao seu dinheiro. Busque uma meta bem simples e de curto prazo, de modo que você consiga ver os resultados mais facilmente e vá ganhando confiança em si. Em pouco tempo você já estará buscando objetivos maiores e de longo prazo!" 
- Minhas Economias

Mais e agora? Tenho um objetivo claro, como posso conquistá-lo? 
Conhecendo e controlando os nosso gastos seria o próximo passo, anotar tudo e saber para onde o dinheiro está indo, faz com que você perceba onde é possível cortar gastos ou economizar, por exemplo, tenho almoçado fora todos os dias, com isso os gastos em restaurante são bem mais superiores do que seria se eu estivesse levando marmita, entende onde eu quero chegar? São coisas pequenas, mais que ao chegar no fim do mês, faz uma enorme diferença na poupança. O site ainda traz como investir e fazer o seu dinheiro render, como controlar e pagar as dívidas já feitas e até mesmo traz um pouco sobre aposentadoria (sim estamos longe disso, mais não significa que não temos que fazer o nosso "pé de meia"), vale a pena conferir. 
Resolvi dividir o assunto em uma série de postagens, assim vou conseguir explicar um pouco melhor como está sendo e se já está dando resultados, essa primeira postagem abre um novo marcador "Finanças" e traz apenas uma introdução do aspecto financeiro e de como é possível mudar com a força de vontade, além de já esta indicando um meio de onde começar as pesquisas para quem esta passando por essa mesma fase. 

Fonte de Informação: Minhas Economias
© Guia de Planejamento de Viagens - 2021. Todos os direitos reservados. .
Tecnologia do Blogger.